quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Papo fitness Tudo sobre Educação Física Com Ewerton Guedes

EWERTON GUEDES DE MELO


Quando se fala em Educação Física, imediatamente pensamos naquela disciplina do colégio onde se pratica Vôlei, Basquete, Futebol. E aí vem a dúvida: mas aquilo não é aula de esporte? Qual a diferença? 

O termo Esporte refere-se a diversas modalidades organizadas. É uma atividade física que envolve regras e, geralmente, competição entre os participantes.

Já a Educação Física é um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas, que estuda e explora a capacidade física e a aplicação do movimento humano. O objetivo é melhorar o condicionamento físico e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.
Formação do profissional de Educação Física
O curso superior de Educação Física tem duração média de 4 anos e inclui, em seu currículo, matérias nas áreas de Biológicas como Anatomia, Fisiologia e Ortopedia, além de Estatística, Administração, Economia e Desenvolvimento Motor. Além do estágio obrigatório, algumas escolas exigem o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). 

Ao final do curso, o bacharel em Educação Física está habilitado para trabalhar em clubes, academias, centros esportivos, empresas, planos de saúde, hoteis, condomínios e qualquer espaço de realização de atividades físicas. 

Para lecionar nos ensinos fundamental e básico, entretanto, é necessário o diploma de licenciatura em Educação Física

Áreas de atuação do profissional de Educação Física

O profissional de Educação Física pode trabalhar com:

• Condicionamento físico

Auxiliando na realização de exercícios individuais como personal trainer, ou em clubes, academias de ginástica ou empresas para melhorar a saúde física das pessoas.

• Performance

Orientando atletas e equipes esportivas nos treinos e preparação para competição, de forma individual ou como parte de equipes multidisciplinares compostas por médicos, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros profissionais. 

• Ensino

Dando aulas nos ensinos fundamental e médio (desde que tenha licenciatura em Educação Física)

• Recreação

Coordenando atividades recreativas a hóspedes em hoteis e navios, ou associados de spas, clubes e condomínios

• Grupos especiais

Instruindo e acompanhando gestantes, idosos, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes

• Terceiro setor

Desenvolvendo e implantando projetos sociais através do esporte

• Turismo ecológico

O profissional de Educação Física promove a saúde e o bem-estar corporal sendo cada vez mais requisitado graças a preocupação das pessoas com o condicionamento físico e a saúde do corpo.
O mercado de trabalho para quem deseja seguir essa carreira é bem amplo, onde o profissional
pode atuar como professor do ensino fundamental e médio, coordenar atividades físicas em academias, clubes, empresas, etc. Por ter esse mercado tão diferenciado, os salários também não seguem um padrão. Porém, vale lembrar que os profissionais que estão localizados em grandes centros, ou mesmo que atuam em um nicho de mercado mais específico tem, em média, uma remuneração maior. Para os profissionais empreendedores, há sempre possibilidade de criar o próprio negócio seja este voltado diretamente a prestação de serviços ligados a educação física, ou relacionado a comercialização de alimentos e suplementos alimentares e etc.

EWERTON GUEDES DE MELO


EDUCAÇÃO FISICA IERG CAJAZEIRAS 

PARAIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário